- Terremoto e Tsunami
Tudo começou no dia 11 de março,um sismo de magnitude 8,9 atingiu a costa do Japão as 2:46. O sismo (terremoto) chegou a atingir escala 9,0 de magnitude em algumas regiões acionando o alerta de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico em pelo menos 20 países incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e da América do Sul.
O alerta dessa vez não se equivocou, o tsunami provocou ondas de mais de 10 metros de altura, uma onda desse tamanho ocorreu as 15:55 inundando o Aeroporto de Sendai ,que fica perto da costa da prefeitura de Miyagi, com ondas varrendo carros e inundando vários edifícios conforme ia para o interior da ilha. No Japão ,as ondas percorreram mais de 10 km de terra.
O vídeo abaixo mostra algumas imagens das ondas invadindo completamente tudo.
- Consequências do tsunami :
O terremoto e o tsunami comprometeram os geradores de energia que mantinha ligado o sistema de refrigeração de seis reatores da usina nuclear Fukushima Daiichi ,o que provocou o seu superaquecimento.Com a temperatura alta demais,o revestimento de metal que guardava o combustível radioativo derreteu, liberando radiação e hidrogênio, um gás altamente inflamável . Isso provocou explosões que danificaram as paredes de contenção do reator e liberaram a radiação para o ambiente.
A radiação invadiu Fukushima e o governo japonês estabeleceu uma zona de evacuação de 20 quilômetros ao redor da central de Fukushima Daiichi pelo temor aos efeitos de alta radioatividade na população,segundo o relatório preliminar apresentado pelo Ministério,em muitos pontos ao norte e noroeste da unidade se apresentaram níveis de até 50 milisievert anuais.
Os moradores puderam buscar seus pertences nas residencias interditadas próximas a usina nuclear,e tiveram que usar roupas especiais e máscaras,além de medidores de radiação.Eles tiveram duas horas para pegar seus objetos pessoais.
- 1 ano após a tragédia
No dia 11 de março de 2012, muitos japoneses rezaram pelas vitima da tragedia,exatamente as 2:46,um minuto de silencio em homenagem as vitimas do terremoto e posterior tsunami que arrastaram o nordeste do país, causaram mais de 20 mil mortos e 3.200 desaparecidos e a pior crise nuclear dos últimos 25 anos.
Também foi dia de muitos protestos contra a energia nuclear
Infelizmente esse não foi o único acidente nuclear da historia , em 1986,a catástrofe de Chernobyl ocorreu durante um teste de sistema no reator 4 da central nuclear,perto da cidade de Pripyat, na antiga Republica Socialista Sovietica da Ucrânia.
Fontes: Wikipédia
zonaderisco.blogspot.com
radioitaperunafm.com
noticias.r7.com
noticias.uol.com.br
noticias.terra.com
bibliotecasets.blogspot.com.br
Alunos: Lais Mazucanti
Beatriz Vieira 1ºB
Mariana Tocaccelli
Kimberlly Kristine
Kaique S. Felix
Kethelyn Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário