quarta-feira, 14 de março de 2012

USP: Reitoria x Estudante


    



 O conflito que se instauro no campus da Universidade de São Paulo (USP)  catalisou discussões a respeito da universidade e do seu papel/função na sociedade. Infelizmente,  devido a forma como o conflito entre alunos e a Polícia Militar (PM) explodiu e a maneira extremamente ruim e equivocada com que a impressa o vem cobrindo tem apenas contribuído para que velhos estereótipos e afirmações baseadas no senso comum prevaleçam sobre a universidade e seu corpo discente. Resumidamente, a mídia promove o grupo de estudantes que reivindicam a saída da PM do campus como uma minoria que se utiliza de um argumento pretensiosamente político para preservar privilégios - uso de drogas - no interior do campus da universidade.  Isso é uma inverdade.  O conflito deu vazão a uma série de problemas que a comunidade “uspiana” tem que discutir, mas que por uma série de motivos não o faz há anos. São eles: estrutura de poder e democracia na universidade. política de isolamento da universidade tomada pela reitoria da USP em relação a seu campus na cidade de São Paulo nos últimos 15 anos, segurança do campus e formas de resolver problemas como roubos, latrocínios, assaltos, homicídios e estupros que acontecem cotidianamente na Cidade Universitária e, finalmente, uma discussão séria e aberta sobre o uso de drogas no campus. Engana-se quem afirma que os estudantes da USP estavam defendendo o uso da maconha. Discussão rasa. Discutiam a postura do reitor, autoritarismo e política de privatização. Com isso começou a discussão dos estudantes pegos fumando maconha.

 A imagem exemplifica um pouco a complexidade do problema. Nessa foto publicada no jornal Folha de São Paulo, um aluno participando de uma manifestação contrária ao grupo que exige a saída da PM do campus exibe um cartaz ironizando o grupo que invadiu a administração da faculdade.


Fernanda Mendes
Heloísa de Mello

Simone Mamel
Diene Oliveira 
      1°C 


 "Os primeiros passos de nossas vidas, são amparados por nossos pais, e os seguintes por seus ensinamentos."



Um comentário:

  1. Muito bom. Isso é uma prova que o tamanho do trabalho não condiz com qualidade. Vocês alcançaram o verdadeiro objetivo do trabalho, buscaram e colocaram uma opinião diferente. Espero que tenham gostado e pesquisado coisas a mais sobre o tema.

    ResponderExcluir