segunda-feira, 26 de março de 2012

A Crise na Grécia !

                                           A CRISE NOS PAÍSES EUROPEUS


          A crise financeira mundial, que atingiu o auge em setembro de 2008, agravou os problemas financeiros de alguns países da  União Europeia.
         Para diminuir os impactos da crise, os governos ajudaram os setores mais críticos da economia com pacotes bilionários que, evitariam perdas de empregos e atenuariam os efeitos negativos das turbulências no setor financeiro. Com tantos pacotes de ajuda, a arrecadação destes governos diminuiu e eles ficaram mais endividados.



                                         A CRISE NA GRÉCIA


        A Grécia, que estava completamente despreparada quando chegou a crise global de crédito, criou um pacote de medidas de ajuste fiscal para receber ajuda financeira da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), tem enfrentado dificuldades para refinanciar suas dívidas e despertado preocupação entre investidores de todo o mundo sobre sua situação econômica. Isso acontece, pois, a Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.
    Nesse período, os gastos públicos foram às alturas enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos  e a receita era atingida pela alta evasão de impostos.

     Atualmente a Grécia está com uma  dívida  em torno de 300 bilhões de euros (o equivalente a US$ 400 bilhões ou R$ 700 bilhões). Tal valor da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos. Essa situação é particularmente preocupante, porque a Grécia depende de novos empréstimos para refinanciar mais de 50 bilhões de euros em dívidas neste ano.

    Dessa Forma o FMI  considera que o PIB grego deverá cair 4,8% em 2012, após retroceder 6,9% em 2011, quase dois pontos percentuais a mais que a previsão anterior, de 3% e que em 2013 a economia da Grécia terá crescimento nulo.
Mas e a população ?

     Como em toda crise financeira, a população do país agora enfrenta uma grande taxa de desemprego, sendo os mais afetados jovens e adultos entre 15 a 29 anos. Além de ter de tratar com a alta taxa de impostos em áreas como a alimentaçãoe o transporte

Como a Grécia pretende se salvar  ?

     A Grécia criou planos para cortar suas dividas, dessa forma, o Parlamento grego aprovou um pacote de medidas para economizar 4,8 bilhões de euros, através do congelamento de salários públicos, aumento dos impostos e do preço da gasolina, além de pretender também aumentar a idade para a aposentadoria, já que o sistema de pensões está sobrecarregado.




Duvidas ? 






             Alunas :  Amanda Almeida              1º ano A.
  Fernanda Gomes
Leticia Diana
Natália Barbosa
Tainá Sabater


Nenhum comentário:

Postar um comentário