sexta-feira, 9 de março de 2012

S.O.P.A e P.I.P.A


- S.O.P.A:
   A lei, mais conhecida pelo acrônimo de SOPA (Stop Online Piracy Act – Lei para impedir a pirataria online) é mais uma iniciativa dos republicanos conservadores no sentido de preservar, ou pelo menos frear, o poder das grandes gravadoras, estúdios cinematográficos e editoras cujo modelo de negócios está sendo superado pelo de empresas como Google, Facebook, Twitter, YouTube e centenas de outras empresas.
   O projeto de lei tem repercussão mundial porque afeta, direta ou indiretamente, a maior parte do tráfego de mensagens, dados, imagens e sons que passa por servidores da Web localizados nos Estados Unidos e que terão que se submeter à legislação norte-americana, mesmo que usuários e conteúdos sejam de outros países.
   A maioria das pessoas que tem acesso à internet descorda dessa lei, tendo-a como ameaça. Alguns protestaram em redes sociais como Twitter, Facebook, Tumblr, entre outras a seguinte frase: ''A internet que conhecemos e amamos está em risco. Ajude a salvá-la.'' Fizeram desta frase uma campanha. Os mesmos que ajudaram nesta campanha fizeram da expressão ''S.O.P.A'' o assunto mais comentado do mundo no Twitter.
   A lei S.O.P.A ainda não foi votada. Poderia ter sido ou não aprovada em 20 de janeiro de 2012, porém foi adiada, e os motivos ainda não foram divulgados.
   Empresas como Google, Facebook, Yahoo, Twitter, Zynga, Mozilla, eBay e Linkedin reuniram-se em forma de protesto contra essa lei. Como uma organização sem fins lucrativos empenhada em manter a web aberta e acessível a todos, a Mozilla quer garantir que esta legislação não comprometa a estrutura fundamental da Internet.
   O site MegaUpload.com foi censurado e teve o dono detido, por não estar dentro das regras deste projeto de lei. E ainda não voltou ao ar.

- P.I.P.A:
   PIPA é a sigla da expressão inglesa “Protect Intellectual Property Act”, que pode ser traduzida como “Lei para Proteger a Propriedade Intelectual”. Consiste em um projeto de lei proposto pelo governo dos Estados Unidos, cujo objetivo é proteger as empresas detentoras dos direitos de propriedade intelectual sobre determinados conteúdos, tais como: estúdios de cinema, emissoras de TV, gravadoras de música, editoras de livros, entre outras. Tal como o outro conhecido projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act), o PIPA visa combater a pirataria na internet.
   A lei PIPA visa punir sites, redes sociais ou portais que permitam a divulgação de conteúdos com propriedade intelectual protegida. Com a aprovação deste projeto de lei, os sites serão obrigados a impedir a distribuição e a divulgação deste tipo de conteúdos. Caso não cumpram a lei, poderão ser encerrados, ou até sujeitos a pena de prisão aqueles que os gerem.
   Assim como a lei S.O.P.A, a lei P.I.P.A também tem seus prós e contras. Grandes indústrias como Disney, Paramount e Warner Bros são a favor desta lei. 
   Este projeto de lei estaria em votação no Senado dos EUA no dia 24 de Janeiro de 2012. No entanto, no seguimento das diversas manifestações, as votações foram adiadas sem definição de nova data. 

   Temos a seguir uma representação audio-visual, para maior entendimento destes projetos de lei. Veja a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=K3ORTCseHD8&feature=player_embedded

Fontes de pesquisa: Youtube.com
http://www.osignificado.com.br/pipa/
http://www.fayerwayer.com.br/2011/11/saiba-o-que-e-a-lei-sopa/
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-sopa-a-lei-anti-pirataria-que-pode-acabar-com-a-internet

Integrantes do grupo: Vitória Cezário de Almeida
Taynara Menezes Silva
Gabriela Vieira Sousa
Tânia Silva
Mariana Ingrid

1ºC.

Um comentário:

  1. Muito bom meninas,compacto mas bem explicado. Mas dá próxima vez tentem desenvolver mais o tema.

    ResponderExcluir