domingo, 1 de abril de 2012

Guerra Nuclear: Iraque contra os EUA.

O atual programa nuclear iraniano está sob suspeita de produção de bomba atômica, enriquecimento de urânio. A União Européia está querendo levar o Irã para o Conselho de Segurança da ONU, mas Rússia e China, os dois países no qual a União Européia está querendo convencer a levar o país ao Conselho. Recentemente, a Rússia vendeu mísseis ao Irã.  Atualmente, o Grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, está tentando entrar em negociações sobre a questão nuclear iraniana.  
Em 7 de Junho de 1981 aviões de Israel bombardearam e destruíram o reator nuclear iraquiano de Osirak. Diz-se que esse fato deteve para sempre o desenvolvimento de um programa de construção de armas nucleares por parte de Bagdá. Em 2007, bombardeou um reator norte-coreano na Síria. E agora essa é a opção que volta a ser considerada por Israel para deter o suposto projeto de Teerã para se dotar da arma nuclear. 


ONU pede que Irã explique atividades nucleares suspeitas:

Irã: Ahmadinejad quer consolidar relações com Iraque contra os EUA


Depois de o Irã ser condenado por suas atividades nucleares em uma investigação das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao país que esclareça as suspeitas sobre sua busca pela bomba atômica. Segundo Martin Nesirky, porta-voz da organização, Ban "continua profundamente preocupado com os problemas não resolvidos sobre o programa nuclear do Irã, incluindo aqueles que devem ser esclarecidos para excluir qualquer dimensão militar." 

Uma resolução da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), que condenou o Irã por suas atividades nucleares, foi determinante para que a organização se alinhasse à comunidade internacional na exigência por esclarecimentos. No início do mês, a AIEA expressou "sérias preocupações sobre uma possível dimensão militar do programa nuclear iraniano", baseando-se em informações ditas como confiáveis.

"A resolução adotada pelo conselho de governantes da AIEA dá uma nova oportunidade para intensificar o diálogo que busca resolver todas as questões que continuam irresolutas", afirmou o porta-voz. Os Estados Unidos e a Rússia saudaram a adoção do texto da agência, enquanto o Irã disse que esta reforça sua determinação de prosseguir com seu programa nuclear com fins pacíficos.


Thaís Mancera 
Leticia Galvão
Jorge Belfort 
Ruan Pessoa
Bianca Ximenes
1ºC

Um comentário: