segunda-feira, 2 de abril de 2012

Leis SOPA e PIPA



   SOPA (Stop Online Piracy Act): O projeto visa combater a pirataria na internet. No SOPA, a proposta é ter penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses. Os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional.
Pela lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria a pedido do governo dos EUA ou dos geradores de conteúdo. Ferramentas de busca como o Google, por exemplo, teriam que remover dos resultados das pesquisas endereços que compartilhem conteúdo pirata, correndo o risco de punição. Na teoria ele serviria apenas para fiscalizar e punir sites e pessoas que distribuíssem material com direitos autorais de terceiros, como download de filmes e CDs. O problema é que na prática o que o projeto institui é um claro instrumento de censura na internet, o governo americano teria possibilidade de fechar qualquer site que armazena-se links para conteúdos ilegais, e os infratores seriam presos. Vamos ver um exemplo de como funciona o SOPA:
Imagina só você grava um vídeo com sua família nas férias e coloca uma musica de algum artista famoso no fundo. Se você mandar este vídeo para o Youtube podem fechar o Youtube, se compartilhar o link no Twitter podem fechar o Twitter e por ai vai. Isso sem falar que você também poderia ser preso.

PIPA (Protect Intellectual Property Act): PIPA é a sigla da expressão inglesa “Protect Intellectual Property Act”, que pode ser traduzida como “Lei para Proteger a Propriedade Intelectual”. Consiste em um projeto de lei proposto pelo governo dos Estados Unidos, cujo objetivo é proteger as empresas detentoras dos direitos de propriedade intelectual sobre determinados conteúdos, tais como: estúdios de cinema, emissoras de TV, gravadoras de música, editoras de livros, entre outras.
Tal como o outro conhecido projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act), o PIPA visa combater a pirataria na internet.
A lei PIPA visa punir sites, redes sociais ou portais que permitam a divulgação de conteúdos com propriedade intelectual protegida Com a aprovação deste projeto de lei. Os sites serão obrigados a impedir a distribuição e a divulgação deste tipo de conteúdos. Caso não cumpram a lei, poderão ser encerrados, ou até sujeitos a pena de prisão aqueles que os gerem

Defensores: Como defensores estão à indústria da musica e do cinema principais prejudicados pelo crescimento absurdo da internet.

Opositores: Como opositores estão empresas e conglomerados da própria internet como Google, Twitter, Facebook, Wikipédia entre outros, alem claro de todas as pessoas que gostam de usar a internet da forma que ela está hoje.

Fontes de Pesquisa:










________________________________________________________________________

 Alunos 1° E

Mário Souto Silva
     
Thomas Vieira Melo
 
Hugo Xavier
               
Matheus Dourado     




                     

2 comentários:

  1. muito bom , estão de parabens ;
    é bem entereçante Stop Online Piracy Act ..

    ResponderExcluir
  2. SOPA e PIPA para mim é algo que inflige a liberdade de expressão de todos proibindo não apenas produtos ilegais como produções próprias serem compartilhadas entre grupos na internet.
    Único local onde muitas pessoas tem sua liberdade, essa liberdade será tirada por erro de alguns que colocam algo ilegal. Na minha opinião não se deve acabar com todos sites de compartilhamento de arquivos, mas sim aumentar sua inspeção sobre os arquivos postados.

    ResponderExcluir