domingo, 1 de abril de 2012

Irã e a Ameaça Nuclear :



O Brasil e a Turquia anunciaram em Teerã um acordo para que o Irã envie urânio para o exterio e receba , em troca , urânio com grau maior de enriquecimento .
O acordo pode ajudar a evitar que o Conselho de Segurança da ONU aprove novas sançoes contra o Irã , como defendem os Estados Unidos.
O acordo prevê que o Irâ deverá mandar 1,2 de urânio , com um baixo grau de enriquecimento , para Turquia em troca de 120 kg de combustível enriquecido a 20%.
A troca vai ser acompanhada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O irã quer o combustivel para um pequeno reator de pesquisas médicas em Teerã , que foi instalado pelos Estados Unidos há alguns anos . Ele está sofrendo com a falta de combustível, que antes era fornecido pelo exterior.

Qual seria o problema de permitir que o Irã enriquecesse o próprio urânio?


Com isso o Irã pode desenvolver mais sua capacidade de enriquecimento .
Alguns paises tem medo de que o Irã possa evoluir nesse campo até ter condiçoes de construir um dispositivo nuclear.
Por outro lado , especialista acreditam que o Irã ainda naum possui capacidade para fabricar varetas de conbustivel para o reator de Teerã.
Issos ol leva a questionar a necessidade de o pais ter acesso a urânio enriquecido a 20%, usado nas varetas .O Irã contesta e diz que simplismente precisa de conbustivel.

Qual era a situação antes do acordo?
No ano passado os EUA , Russia e a França, propos a retirada do Irã urânio com baixo grau de enriquecimento em troca de combustível com urânio enriquecido a 20%.
A proposta era que o material fosse enviado para a Russia e França , onde seria transformado em varetas para o reator de Teerã , antes de ser devolvido ao Irã.
O irã queria trocar seu urânio pouco enriquecido por um uranio mais enriquecido, porem em pequenas quantidades e em seu proprio territori , temendo a possibilidade de não receber de volta seu urânio.
O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, parecia aprovar o acordo , mas depois voltou atrás e ordenou aos seus cientistas nucleares que seguissem com o enriquecimento do urânio em seu proprio pais.

Por que o Conselho de Segurança ordenou que o Irã interrompesse o enriquecimento?
A tecnologia usada para o enriquecimento do urânio , tambem pode ser usada na produção de energia nuclear e tambem em enriquecimento de urânio em niveis mais altos .
Há receio de que o Irã possa estar tentando ao menos adquirir experiencia , para que um dia possa vim a fabricar uma bomba.
O Irã escondeu suas atividades por 18 anos , então o Conselho de Segurança, disse que , até que as intençoes do programa nuclear sejam estabelecidas por completo , o pai deve interromper o inriquecimento e outras atividade nucleares.



O que o Irã diz sobre a produção de armas nucleares?

O pais diz que não descumprirá com as obrigaçoes do Tratado de Não Ploliferação Nuclear, e não fará uso da tecnologia para fabricar bomba nuclear.
Pouco depois de o presidente Ahmadinejad, dar declarações, o supremo lider religioso no Irã Ali Khamenei , segundo relatos , baixou um fatwa contra armas nucleares.
Por que o Irã se recusa a obedecer as resoluções do Conselho de Segurança?
Porque segundo o NPT paises tem o direito de enriquecer urânio para se usado como combustivel na geração de energia nuclear para fins civis. O Irã não está sendo inspecionado de acordo com as regras rigorosas.
Apena signatarios que ja tinha armas nuclearas antes do tratado , tem o direito de enrquecer unranio até o nivel mais alto .
O Irã dizia que estav fazendo apenas o permitido pelo tratado.O predidente Ahmadinejad disse que o pais não vai ceder a pressão internacional


O que exatamente o Conselho de Segurança e a AIEA queriam que o Irã fizesse?

Querem que o Irã suspendas as atividade de enriquecimento a instalação de centrífugas nas quais o gás do urânio é circulado para separar as partes mais ricas e a inserção do gás nas centrífugas
Orgãos da ONU , não queriam que o Irã suspendesse projetos envolvendo água pesada, princilpamente na construção do reator de agua pesada , esse tipo de reator produz plutônio, que pode subtituir urâio em um abomba nuclear.

Que sanções já foram impostas contra o Irã?
Março de 2008, a ONU impos algumas sançoes , que inclui a proibição de viagens internacionais para 5 autoridades iranianas.Tambem impede a venda para o Irã dos chamados itens de ''uso duplo''.
Os EUA e União Europeia anunciaram que estarim dispotos a reforçar as sançoes
Ainda em junho daquele ano, o então representante da União Europeia para política externa, Javier Solana, apresentou, em nome de China, UE, Rússia e Estados Unidos, um pacote de incentivos econômicos ao Irã em troca de garantias de que o país não fabricaria armas nucleares.

Quais novas sanções seriam possíveis?
A China continua relutante em concordar com novas sanções do Conselho de Segurança. Por isso, uma coalizão de países, que inclui a União Europeia, podem tomar algumas ações separadamente.Já foi considerado parar a exportação de produtos de petróleo refinado para o país. Apesar da riqueza petroleira, o Irã não consegue produzir uma quantidade suficiente desses produtos sozinho. Apesar disso, há oposição a essa ideia porque poderia afetar a população geral.

Alguns incentivos estão sendo oferecidos ao Irã. Quais são eles?
Os EUA,Russia,China,Grã-Bretanha,França e Alemanha, dissem que se o Irã acaber com o enriquecimento do urânio, pode começa as negociaçoes para um acordo de longo prazo.
O Irã teria ajuda para desenvolver usinas de energia nuclear e teria garantias de combustível para as usinas. E tambem receberia concessoes comerciais, e tambem o possivel fim das sançoes dos EUA que proibe o pais de comprar aeronaves civis e equipamentos para avioes.




E Israel, inimigo do Irã na esfera internacional, tem bombas nucleares?
Israel nunca confirmou isso. Contudo, como Israel não é signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, então não é obrigado a obedecê-lo.O mesmo pode ser dito da Índia ou do Paquistão, dois países que têm armamentos nucleares. A Coreia do Norte abandonou o tratado e anunciou que também tem a capacidade de ter bombas atômicas.
Israel se recusa a aderir ao acordo ou permitir a supervisão. Acredita-se que o país tenha até 400 ogivas nucleares, mas Israel se nega a confirmar ou confirmar isso



Quais são as chances de um ataque contra o Irã?
O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, ja falou muitas vezes do que acredita ser uma ameaça em potencial do Irã.O governo de Israel não acredita que meios diplomaticos , farão com que o Irã suspendesse o enriquecimentode urânio.
Portanto, a possibilidade de um ataque de Israel permanece.
Em teoria, o Irã poderia anunciar que está abandonando o Tratado de Não-Proliferação das armas nucleares e, três meses depois de fazê-lo, estaria livre para fazer o que bem entendesse. Mas ao fazer isso, o país estaria sinalizando suas intenções e ficaria vulnerável a ataques.Se o Irã tentasse obter secretamente o material para fazer uma bomba e o plano fosse descoberto, o país estaria vulnerável da mesma forma.

Irã e a questão Petróleo?

Desta vez é o Irã. Só em fevereiro, os preços do petróleo medidos tanto pelo tipo Brent, formados em Londres, quanto pelo West Texas Intermediate (WTI), definidos em Nova York, subiram perto de 11% (veja o gráfico).O puxador imediato das cotações é a ameaça de ataque aliado ao complexo nuclear do Irã, conjugada com a decisão, já tomada, de um boicote da União Europeia ao comércio iraniano. O Irã produz 3,5 milhões de barris de óleo cru por dia e exporta 2,5 milhões. O mercado teme pelo fechamento do estreito de Ormuz à navegação, por onde escoa quase 40% do petróleo produzido no mundo.



Os analistas não contam com rápida solução para o conflito com o Irã. As únicas atenuantes para uma disparada mais acentuada dos preços seriam a liberação das atuais reservas estratégicas dos Estados Unidos, de 331,2 milhões de barris, e o aumento da oferta pela Arábia Saudita, hoje de 9,8 milhões de barris diários.



O secretário-geral citou a resolução da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) que condena o Irã por suas atividades nucleares, afirmou o porta-voz em um documento escrito.

Os Estados Unidos e a Rússia saudaram a adoção do texto da AIEA, enquanto o Irã disse que esta "reforça sua determinação de prosseguir com seu programa nuclear com fins pacíficos".

"A resolução adotada pelo conselho de governantes da AIEA dá uma nova oportunidade para intensificar o diálogo que busca resolver todas as questões que continuam irresolutas", completou o porta-voz.
a AIEA expressou "sérias preocupações sobre uma possível dimensão militar do programa nuclear iraniano", baseando-se em informações "confiáveis".

Duvidas?
assista os videos



- 1ªB
* Talita Santana
* Gabriela Feiteiro
* Ariane Caje Santana
* Camila Bomfim
* Guilherme Cavalcante
* Luana Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário